X Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Lauro Müller

Discutir as diretrizes que norteiam o trabalho da Assistência Social. Este foi um dos objetivos da X Conferência Municipal de Assistência Social do município de Lauro Müller, que aconteceu nesta terça-feira (4), quando lideranças do município, profissionais da área, representantes da sociedade civil organizada e usuários da Assistência Social se reuniram para discutir o assunto.

O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social do Governo de Lauro Müller, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, teve início às 9 horas no Clube Recreativo Cruz de Malta. Cerca de 150 pessoas estiveram reunidas, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, a promotora da comarca de Lauro Müller, Bruna Gonçalves Gomes, a secretária de Assistência Social, Rúbia De Bettio, e a presidente do Poder Legislativo, vereadora Ema Hoffmann Benedet, além de outras lideranças locais.

Antes da abertura oficial, uma apresentação do Coral Bem Viver com o maestro Juno Rodrigues marcou o início do evento. Ainda no período da manhã uma palestra com a assistente social da Federação Catarinense dos Municípios – FECAM, Janice Merigo, abordou questões relacionadas à área de assistência social. O período da tarde também foi marcado por apresentações culturais, entre elas o Grupo de Capoeira Pé da Serra e os corais Menino Jesus e Anjos Mineiros. Em seguida, o grupo foi divido em cinco equipes para elaboração das propostas e diretrizes para políticas públicas do município.

Ao fazer uso da palavra, a secretária Rúbia mencionou a importância do momento, que marca os 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “O trabalho que foi apresentado neste encontro é fruto das reuniões descentralizadas que promovemos nas últimas semanas em diferentes bairros, ouvindo as lideranças de nosso município. Uma conferência como essa, é a expressão da participação popular”, ressaltou Rúbia.

O tema da conferência foi “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026” e o lema “Pacto Republicano no Suas Rumo a 2026: O Suas que temos e o Suas que queremos”.

“Este é um momento muito importante em que nos reunimos para discutir os serviços oferecidos àquelas pessoas que mais necessitam de auxílio. Um grande número de pessoas necessita do apoio do governo em Lauro Müller. É por isso que temos que trabalhar a fim de criar novos caminhos e alternativas para que essas pessoas se emancipem, não dependendo mais dos auxílios públicos”, registrou o prefeito.