Governador Colombo e prefeito Fabrício assinam convênio de R$ 17,1 milhões para Lauro Müller

Lideranças de Lauro Müller participaram de um momento histórico para o município na manhã desta quinta-feira (6), quando foi realizada, no gabinete do governador Raimundo Colombo, em Florianópolis, a assinatura do edital para contratação da obra do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.

Além do governador, participaram da solenidade o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o  presidente da CASAN, Valter Gallina, a presidente do Poder Legislativo de Lauro Müller, Ema Hoffmann Benedet, vereadores, secretários municipais e lideranças locais.

O investimento de R$ 17,1 milhões prevê 29,2 quilômetros de rede coletora, 2.270 metros de emissário terrestre, quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) modelo Compacta com vazão de 20 litros por segundo. Serão executadas 1.878 ligações domiciliares. Além do Centro, o sistema vai abranger os bairros Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km 1, Arizona e Bela Vista, beneficiando assim 8.790 habitantes.

Quando a obra estiver concluída, no prazo de dois anos, a cidade estará entre as três principais de Santa Catarina no quesito de cobertura de esgoto. “Este investimento significa o maior repasse de recursos públicos da história da cidade. Somos um município na encosta da serra, e que até então não faz o tratamento de esgoto. Este sistema que será implantado certamente contribuirá com avanço de nosso município”, comemorou Fabrício.

Colombo entregou ao  presidente da CASAN e ao prefeito Fabrício um vídeo sobre a vida do italiano Giuseppe Moscati, médico considerado santo pela Igreja Católica.

“Este vídeo é inspirador”, disse o governador, brincando que a fita deva ser assistida “com um lenço na mão”, tal a carga emotiva. “Moscati, um precursor do saneamento básico, nos dá lições de espírito público e de doação”.

Nascido em Nápoles, Morcati usou o saneamento ainda rudimentar do início do século passado para enfrentar uma epidemia de cólera que atingiu a região onde morava e, assim, salvar milhares de vidas. Mesmo se valendo de métodos sempre científicos, professor acadêmico que era, foi considerado um “milagreiro”.

Dizia-se, na época, que ele conseguia diagnosticar “com exagerada precisão” e prescrever a pacientes apenas por ouvir uma lista de seus sintomas, realizando assim curas consideradas impossíveis. Relatos dessas curas acabaram levando a Igreja Católica a canonizá-lo. Em 2007, a TV italiana RAI produziu “Moscati – O Amor que Cura”, filme biográfico baseado em depoimentos.

O presidente da CASAN se comprometeu a compartilhar o vídeo lembrando que seu lema tem sido justamente esse: “Saneamento básico é igual à saúde, que é igual à qualidade de vida”, recordou. Neste momento, a CASAN está com um pacote superior a R$ 1,8 bilhão de obras já em andamento ou para serem iniciadas em breve, conjunto que deve levar Santa Catarina do 17º lugar no ranking nacional de saneamento para os quatro primeiros postos até 2018, quando o Estado deve estar com 47,6% de cobertura.