Em três meses, 21 toneladas de lixos recicláveis são recolhidas na Coleta Seletiva em Lauro Müller

Desde o dia 11 de maio deste ano o município de Lauro Müller conta com o Programa Coleta Seletiva, que visa valorizar os resíduos e evitar que materiais recicláveis sejam dispostos no aterro sanitário. Nestes três primeiros meses os números já surpreendem, pois a quantidade de materiais recicláveis coletados foi mais de 21 toneladas.

O programa é desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos (Cirsures) em parceria com o Governo do Município e Cooperativa de Recicladores do Rio América (Cooperamérica).

Atualmente a coleta seletiva está sendo realizada em oito bairros de Lauro Müller: Quilômetro Um, Sumaré, Bela Vista, Arizona, Centro, Cairú, Içarense e Santa Barbara. No total, uma população aproximada de 8 mil habitantes é atendida, abrangendo uma cobertura de 53% da população de Lauro Müller.

A modalidade de coleta é porta a porta e para participar é simples. A população deve fazer a seleção dos resíduos (papel, plástico, isopores, metal e vidro) em um único saco ou caixa e colocá-los na frente de casa, no passeio ou em uma das lixeiras seletivas espalhadas em pontos estratégicos da cidade. O material é coletado todas as terças-feiras pela equipe do CIRSURES.

A meta nacional, estabelecida como sendo sustentável do ponto de vista socioeconômico ambiental, é recolher 10% da quantidade total de resíduos gerados. “É uma meta que deve ser buscada pelo Cirsures e pela comunidade. Ainda estamos em evolução, mas para buscarmos esse índice iremos trabalhar com a ampliação do programa para outros bairros além de exaustivos trabalhos em Educação Ambiental”, salienta o prefeito presidente do Cirsures, Fabricio Kumin Alves.