Em Brasília, prefeito Fabrício discute projeto de ampliação do aterro sanitário do CIRSURES

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul – CIRSURES e prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, juntamente com os gerentes Thiago Maragno Biava e Lindomar Caciatore Júnior, acompanhados do Deputado Federal Ronaldo Benedet estiveram em Brasília na última semana para tratar de assuntos relativos ao projeto de ampliação do aterro sanitário do consórcio (Convênio Funasa 0621/2013). A reunião contou também com a presença da coordenadora geral de Convênios da FUNASA, Eni Aparecida de Oliveira, e da técnica Elvira Medeiros.

O encontro teve como intuito obter informações sobre a liberação dos recursos, regularização do plano de trabalho, aumento do valor da contrapartida e assinatura de documentos pelo presidente do consórcio. Segundo o presidente do CIRSURES a reunião foi fundamental para liberação dos recursos para obra de ampliação do aterro sanitário e disposição final adequada de resíduos sólidos urbanos dos municípios integrantes ao consórcio. “Hoje temos apenas mais dois anos de vida útil e precisamos urgentemente deste recurso”, frisou o presidente. A coordenadora da Funasa salientou que o recurso está garantido. “O empenho é a garantia de que o recurso será destinado, porém, contingenciamento pode ocorrer”, finalizou Eni.

O gerente do consórcio, Thiago Maragno Biava, comunicou à coordenadora que a obra já está licitada e a empresa vencedora aguarda a liberação da primeira parcela dos recursos para dar início a construção do projeto aprovado pela Funasa. Segundo o Deputado Ronaldo Benedet este consórcio é referência para o Brasil. “Temos que dar continuidade aos trabalhos ajudando os municípios consorciados no tratamento final dos resíduos sólidos e o programa de coleta seletiva”, concluiu.