Assembleia Legislativa segue com discussão de projeto que cria da Rota da Cerveja em SC

Em tramitação no Parlamento, o Projeto de Lei nº 249/15, que prevê a criação da Rota da Cerveja em Santa Catarina, foi amplamente debatido nesta semana (22), na Assembleia Legislativa. Em audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente, parlamentares, produtores de cerveja artesanal e entidades relacionadas ao tema apresentaram diferentes sugestões para aperfeiçoar a matéria, que deve ser votada até o fim do ano, em Plenário.

Ao considera-lo um projeto que visa potencializar o turismo, a geração de emprego e renda, o presidente da comissão e autor da matéria, o deputado Gean Loureiro (PMDB), destacou que o Parlamento tem a satisfação de poder ouvir os principais interessados na proposta, sendo que atualmente 35 cervejarias artesanais produzem a bebida em diferentes regiões catarinenses. A proposta cria retiros regionais, que definem a Rota das Cervejas Catarinenses em sete regiões que abrangem Vale do Itajaí, Planalto Norte, Caminho do Príncipes, Grande Oeste, Costa Verde e Mar, Sul e Grande Florianópolis.

O município da Serra do Rio do Rastro, eleita como a Estrada eleita a Mais Espetacular do Mundo, Lauro Müller, é uma das cidades relacionadas no roteiro da região Sul. O prefeito do município, Fabrício Kusmin Alves acompanhou a sessão desta semana, quando foi discutido o projeto.

“Temos trabalhado muito a área do turismo em nosso município, seja através de promoção de eventos a nível nacional, como incentivo para empresários locais a investirem no setor. Este projeto vem ao encontro de nossas ações, que buscam fomentar o setor turístico de nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

“Muitos diziam que Lauro Müller era um final de linha, nossa equipe sempre foi contrária a este pensamento pequeno. Pelo contrário, estamos no centro, no foco. Somos um elo entre o litoral e o planalto serrano, temos belezas naturais que encantam o mundo todo e um povo hospitaleiro e trabalhador. Só precisamos acreditar e trabalhar para que as coisas aconteçam”, acrescentou Fabrício.

O presidente da Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Carlo Lapolli, ressalta a importância de unir vários segmentos ligados ao turismos e à gastronomia, além do apoio do governo, para que a Rota obtenha o resultado esperado. Segundo ele, mesmo com a cervejaria mais antiga do país, datada de 1908, em Santa Catarina, a produção da cerveja artesanal só ganhou força há 20 anos. “Atualmente as cervejarias catarinenses produzem mensalmente cerca de 2 milhões de litros da bebida, que são vendidos em várias partes do Brasil. Com técnicas apuradas, ingredientes diferenciados e um processo de produção moderno, a produção da cerveja artesanal ganha cada vez mais consumidores no estado e no país e responde por 1% do mercado de cervejas no Brasil. Porém precisamos de apoio para continuar crescendo”, revelou.

O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, explicou que o grande número de etnias concentradas em Santa Catarina fazem do estado um grande produtor de cerveja artesanal. Porém, ele destaca que para dar continuidade a essa produção, é necessário traçar itens fundamentais para que a implantação da Rota da Cerveja tenha sucesso e possa contribuir para o crescimento do turismo de cada região. Ao definir a produção, classificação e legislação como pontos chaves para obter um roteiro altamente qualificado, Walendowsky acredita que a gastronomia é um forte aliado para o segmento cervejeiro. “Além da cerveja, a rota precisa de outros agregados para cativar e satisfazer o turista que vai em busca dessa bebida”, observou.

Os deputados Leonel Pavan (PSDB), Ricardo Guidi (PPS), Valdir Cobalchini (PMDB) e Doutor Vicente Caropreso (PSDB) também participaram do encontro.