Presidente da Cohab visita obras do Programa Cohab Cidadã em Lauro Müller

O município de Lauro Müller recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 13, a visita do diretor presidente da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina – Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, que percorreu esta semana sete municípios da região para visitação a obras do Programa Reforma Cidadã.

Além de se reunir com o prefeito Fabrício Kusmin Alves, secretária da Família e Ação Social Rúbia De Bettio, presidente do Poder Legislativo Ema Hofmann Benedet e o presidente da Associação de Moradores de Guatá Manoel Jades Izidorio, o presidente da Cohab, visitou in loco algumas das unidades contempladas pelo programa de reformas.

O Programa permitiu o cadastramento e o benefício para moradores de habitações vulneráveis e sem escritura de propriedade (registro de imóvel) — fator que muitas vezes os impedem de aderirem a programas do Governo Federal. Os recursos, no valor de até R$ 10 mil por família, foram destinados exclusivamente à compra de materiais para reforma das residências.

A mão de obra ficou sob a responsabilidade da prefeitura e/ou do beneficiário. “Em duas edições promovidas desde o início do ano passado, foram atendidas até o momento 782 famílias em 47 municípios, com um investimento de R$ 4,96 milhões”, informou Heiderscheidt.

De acordo com a assistente social da prefeitura, Marisa de Moura Dorigon, responsável pelo Setor de Habitação, no município existem 80 famílias cadastradas para reformas em suas moradias. “Não temos como atender todas de uma única vez, então vamos aguardar quantas serão liberadas pelo governo estadual e faremos uma seleção daquelas mais necessitadas”, explicou, acrescentando que na primeira etapa do programa, 28 famílias de Lauro Müller foram contempladas com a reforma de suas casas.

Existe um estudo que mostra que o déficit habitacional em Lauro Müller é de 380 unidades. São casos de famílias que vivem de aluguel, em casas coabitadas ou cedidas.