Lauro Müller comemora 64 anos com lançamento da vacinação contra a Covid-19

Neste dia 20 de janeiro, o município de Lauro Müller comemora 64 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data foi realizada uma Celebração no Auditório do Paço Municipal às 9h desta quarta-feira (20), que contou com o lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19. O evento teve a participação da prefeita Saionara Bora, da vice-prefeita Soraya Cúrcio Librelato, dos vereadores, do pastor da Igreja Batista de Lauro Müller, Aurídio Elias da Silva e de secretários municipais. O padre Deonor Vieira do Nascimento também foi convidado para o evento, mas não pode estar presente.

A celebração começou com um breve resumo da história de Lauro Müller, feito pelo assessor legislativo Antônio da Luz. Em seguida, a cantora Jamili e o músico Gustavo, que fazem parte da Escola Espaço do Som cantaram uma música gospel. Então o pastor Aurídio fez um discurso, versículos bíblicos e finalizou fazendo uma oração pelo município.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Lindomar Cataneo, parabenizou a cidade. “Quando a gente comemora mais um ano de vida, de existência e de emancipação jamais podemos esquecer a nossa história. Lembrar que lá atrás houve aqueles que deram o ponta pé inicial, os desbravadores do município de Lauro Müller, aqueles que acreditaram que o Distrito de Lauro Müller pudesse se tornar um município autossuficiente e que pudesse chegar ao patamar que chegou hoje. Quero parabenizar quem lá atrás teve a sua parcela de participação para que isso acontecesse. As suas memórias nunca serão esquecidas. Gostaria de parabenizar também quem continua acreditando e investindo no nosso município e a todos os lauromüllenses”, destaca o vereador.

A vice-prefeita Soraya também falou e destacou o trabalho para se ter um município próspero. “Estamos construindo um pedacinho da história nos próximos quatro anos. Estamos juntos nessa caminhada. Temos quatro anos para trabalhar de mãos dadas como prometemos na campanha. Teremos lutas e dificuldades, mas Deus estará conosco. Eu creio nos vereadores, nos secretários, nos funcionários do Paço Municipal, e que essa cidade será cada vez mais abençoada. Faremos a nossa parte como os que nos antecederam fizeram, porém, o nosso compromisso com o ser humano é ainda maior”, falou a vice-prefeita.

Saionara Bora, prefeita de Lauro Müller, também ressaltou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade. “Eu sei que todos esperavam uma festa maior já que é uma tradição o prefeito entrar na igreja com a bandeira, mas não tenho condições porque ainda estou me recuperando. Ainda temos mais três anos para fazermos isso e esperamos que a pandemia tenha ido embora. Não há bem maior que a saúde e por isso estamos aqui. Nós vamos lutar para que todo lauromüllense tenha uma saúde de qualidade, com acolhimento e humanidade. Somos todos um só em prol do nosso município. O que importa é o bem comum para o nosso povo”, comenta.

Após as falas, a Técnica em Enfermagem e vacinadora, Joelma Fontanela, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Joelma tem 39 anos e trabalha há 19 anos como vacinadora. Atualmente, a profissional trabalha na sala de vacina da Unidade de Saúde Francisca Korb, no Centro da cidade. “Estou emocionada e me sinto lisonjeada em ter sido a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 neste município. É um momento histórico, onde estamos dando um importante passo na eliminação desta grave doença que tirou tantas vidas”, fala Joelma.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Lauro Müller, Liliane Antunes, falou da chegada de vacinas e de como será realizada a imunização. “Fico muito feliz com esse ato. Infelizmente não tem o número de doses suficientes, mas ficamos felizes por iniciar e ter uma esperança de que dias melhores virão. Foi realizado a primeira vacina no munícipio e a partir de amanhã, as 8h, vamos estar organizando a vacinação com os profissionais do Hospital Henrique Lage, do Centro de Triagem e do Samu”, explica a enfermeira.

A secretária de Saúde, Stela Maris Bristot Motta, orienta a população a aguardar a chegada de novas doses e ficar atento as informações para a vacinação. “A expectativa é que nas próximas semanas sejam distribuídas mais doses para o munícipio. No momento foram recebidas aproximadamente 90 doses, que serão vacinados os funcionários da saúde da linha de frente de combate a Covid-19. A responsável pela vigilância epidemiológica passou que 4 mil pessoas devem receber a vacina nas próximas fases. A orientação é que se tenha calma. Toda vacina que chegar no município será divulgado nas mídias, redes sociais e no site da prefeitura. No momento não sabemos quando terá mais doses para vir ao município de Lauro Müller”, explica a secretária.

A recomendação é que a população permaneça em casa e continue com os cuidados de prevenção da Covid-19.  Para finalizar a celebração de 64 anos de Lauro Müller, uma missa será realizada as 19h30 na Igreja Matriz do município.