Lauro Müller atualiza Plano de Contingência da Covid-19

O município de Lauro Müller atualizou oficialmente nesta sexta-feira (22) o Plano de Contingência da Covid-19. O documento foi entregue à prefeita Saionara Bora pela secretária de Saúde, Stela Maris Bristot Motta, e pelo médico responsável do Centro de triagem , Fábio Valim Ribeiro. Também participou do ato a vice-prefeita Soraya Cúrcio Librelato.

O Plano de Contingência reúne protocolos para atendimento, encaminhamento e tratamento da Covid-19 que devem ser seguidos pelos servidores da saúde do município.  O Plano de Contingência é uma obrigatoriedade em cada município e demonstra as ações que serão realizadas para o enfrentamento da Covid-19, o que cada setor dentro da Secretaria de Saúde deve realizar e quais a medidas preventivas que devem ser realizadas.

A secretária de Saúde, Stela Maris, explica a necessidade de atualização do plano. “O Plano de Contingência foi atualizado, porque no começo tinha mais embasamento naqueles planos de contingência do Estado e do país. Naquele primeiro plano de contingência orientava-se as pessoas a ficarem em casa se tivessem sintomas e a procurarem os serviços de saúde se tivesse sintomas graves, priorizava a orientação por telefone aos pacientes que não tivessem nenhum sintoma grave. Então aquilo já tinha sido atualizado pelo Estado e pelo Governo, mas não tinha sido atualizado o Plano de Contingência Municipal. Tudo aquilo seguia aquele primeiro decreto estadual que determinava o fechamento de tudo e depois da abertura não foi realizado atualização. Então vimos essa necessidade”, explicou.

O médico do Centro de Triagem de Lauro Müller, Fábio Valim Ribeiro, ressaltou as mudanças com os novos protocolos. “Em relação ao plano de 2021 atualizamos os protocolos de solicitação de testes, de atendimento e orientações para o tratamento. Também o protocolo de notificação, fizemos um fluxograma de encaminhamentos, tanto ao Hospital quanto das unidades para o Centro de Triagem. Colocamos também o plano de vacinação do município e fizemos um protocolo para acompanhamento dos pacientes com Covid-19 prolongada ou síndrome pós-Covid-19”, comentou.

O novo Plano contém critérios para acompanhamento de pacientes pós-Covid-19 na Unidade Básica de Saúde ou então no Centro de Reabilitação, que há o plano de se criar para acompanhamento dos pacientes com fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.

Com a atualização do plano, os atendimentos da saúde de Lauro Müller devem ocorrer incentivando ainda mais a prevenção e o cuidado com cada paciente.