Secretaria da Educação de Lauro Müller realiza avaliação diagnóstica na rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação e dos Esportes realiza nesta semana, entre os dias 22 a 26 de março, nas escolas da rede pública municipal de ensino, que contempla turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a aplicação das Avaliações de Entrada – SONDAR, disponibilizados pela Editora Aprende Brasil. O intuito é realizar um diagnóstico visando identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conteúdo.

Conforme a secretária da Educação de Lauro Müller, Samira da Silva de Oliveira, o resultado desta avaliação norteará o trabalho dos professores. “Consideramos de extrema importância esta avaliação diagnóstica. Ela permitirá que os professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática percebam quais conteúdos são essências para serem trabalhados neste ano, principalmente porque, no ano passado, em virtude da pandemia, as aulas passaram a ser 100% remotas e pode ser que algum conhecimento tenha ficado um pouco defasada”, pontuou.

A secretária explica ainda que editora disponibilizará também o currículo contínuo de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste ano, será adotada uma flexibilização e conexão dos currículos de 2020 e 2021. Trata-se de uma das estratégias adotada com o intuito de garantir a aprendizagem tendo em vista as consequências da pandemia, fazendo, com isso, que os conteúdos de 2020, que não puderam ser contemplados ou que precisam ser aprofundados, sejam retomados.

“Além da sondagem dos conteúdos, os professores terão acesso às planilhas para que façam o preenchimento com base no resultado das avaliações e estes documentos apresentarão, por meio de gráficos, quais turmas necessitam de maior atenção e também quais os alunos de cada turma, possibilitando a elaboração de planos e ações individuais. Nosso principal intuito é garantir a qualidade do ensino nesse novo ano letivo. Sendo assim, a Secretaria de Educação e dos Transportes conta com o apoio e a colaboração de todas as famílias e estudantes”, ressaltou a secretária da pasta.