Secretaria de Educação lança nova atualização do Plancon Edu Municipal de Lauro Müller

A Secretaria Municipal de Educação e dos Esportes  disponibiliza a partir desta semana o Plancon Edu Municipal de Lauro Müller. O documento está disponível no site oficial da Prefeitura para pesquisa pública em geral. Com isso àqueles da comunidade escolar de Lauro Müller tanto da Rede Estadual, da Rede Municipal, da Rede Privada, da Rede Filantrópica e outros órgãos da sociedade em geral podem acessar este documento do Plancon Edu Municipal.

A secretária  Educação, Samira da Silva de Oliveira, ressalta que este documento é exigência mínima para que as atividades pedagógicas presenciais aconteçam de forma segura no ambiente escolar no município durante a Pandemia. “Assim cada Escola de Lauro Müller homologou o seu Plano de Contingências para estar autorizada a ofertar as atividades presenciais durante a Pandemia que é regido pelo Plancon Edu Municipal de Lauro Müller”, destaca a secretária.

No Plancon Edu Municipal de Lauro Müller são organizados as justificativas das ações e protocolos sanitários a serem seguidos por todos da comunidade escolar. Também o planejamento de respostas para as situações que acontecerão na escola devido a ocorrência de transmissibilidade do Novo Coronavírus de âmbito pandêmico. Bem como a criação de novas funções para atuarem no combate a Covid-19 no ambiente escolar, onde foram contratadas monitoras para auxiliar na aferição de temperatura, no acompanhamento das salas de isolamento, controle de entrada e saída.

A secretária da pasta destaca também que a instalação de “Sala de Isolamento”; a criação de Protocolos de Isolamentos de casos supeitos/confirmados no setor da Educação, foi possível por mérito da criação deste documento que é um Plano de Contingência para planejamento, monitoramento e ações a serem feitas frente a  catástrofe de nível biológico a que estamos vivendo de forma regional, estadual, nacional e mundialmente.

Samira lembra ainda que todo o cuidado é feito para todos os(as) alunos(as) e profissionais da educação sendo o Plancon Edu Municipal norteador desse cuidado e zelo para que a Cadeia de Transmissibilidade do Novo Coronavírus seja interrompida no ambiente escolar e que as melhores repostas busquem sempre o menor risco para cada pessoa que está nesse ambiente. O Plancon Edu Municipal passa por revisões e avaliações junto ao Comitê Municipal de Gerenciamento da Covid-19 em ambiente escolar e Comissões Escolares assim, onde o Plancon Edu Municipal atual já é a Versão 03, para que as escolas priorizem os cuidados de biosegurança sem deixar de continuar com a sua missão educacional.

Outra ação planejada pelo Plancon Edu é a informação ser de maneira integrada e pontual para auxiliar no monitoramento dos casos suspeitos/confirmados da Covid-19. Portanto um Boletim online foi criado para as escolas registrarem as ocorrências diárias, gerando um informativo diário que auxilia na visão geral e na tomada de decisões. Esse Informativo é compartilhado via rede social de Whatsapp via Equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação que repassa para a Equipe da Direção Escolar, que se encarrega de compartilhar a comunicação para todos os demais da comunidade escolar daquela escola.

Segue para conhecimento as informações processadas e analisadas do último informativo:

Resumo do informativo de Ocorrências em Ambiente Escolar no Município de Lauro Müller:(Em todas as escolas das Redes Municipal e Estadual)

Informes acumulados até o dia 08/04, 16h00min:

Total: 281 Ocorrências (desde o início do ano letivo)

Nas últimas 24 horas:

-Foram registradas 09 ocorrências;

-03 pessoas entraram em quarentena;

-02 retornaram;

-00 aluno foi para a Sala de Isolamento;

-00 foi encaminhado para o Centro de Triagem;

-Nenhuma pessoa apresentou resultado positivo;

-06 Salas foram para o Regime Remoto por contato com alguém com suspeita de Covid-19( 04 Salas do EMEI Sagrada Família; 02 Salas do CEI Criança Feliz);

-02 Salas retornaram para a atividade pedagógica presencial após finalizado tempo de isolamento domiciliar do caso suspeito da Covid-19(EMEI Sagrada Família)

NO TOTAL:

27 Foram para a Sala de Isolamento;

28 Foram encaminhados para o Centro de Triagem;

80 Entraram em Quarentena;

53 Retornaram da Quarentena;

14 Apresentaram Resultado Positivo (05 são alunos; 09 são servidores (Professoras, Serventes e Estagiárias);

18 Retornaram Recuperado da Covid-19;

Das 17 salas que foram para o regime remoto como medida sanitária de prevenção e monitoramento:

-06 Salas permanecem no Regime Remoto por contato com alguém com suspeita de Covid-19;

-E, 11 Salas já retornaram para atividade presencial;

No TOTAL 44 pessoas estão afastadas em decorrência por Covid-19 (casos suspeitos+positivos+afastamento por contato);

“CONTINUEM USANDO MÁSCARAS, SOCIALIZANDO-SE COM DISTANCIAMENTO, HIGIENIZANDO AS MÃOS COM FREQÜÊNCIA E SEGUINDO OS PROTOCOLOS DE BIOSEGURANÇA”

“QUALQUER INDICATIVO DE SURTO POR COVID-19 NO AMBIENTE ESCOLAR AVISAR A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA”

“Caso a pessoa apresente algum sintoma da Síndrome Gripal, deve ser encaminhada para o setor de saúde”

“Para mais informações e dados contate a Secretaria Municipal de Educação: 3464-3123 / email: educacao@lauromuller.sc.gov.br”