Lauro Müller inicia comemorações ao Dia Internacional dos Museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (17 de maio), a Prefeitura Municipal de Lauro Müller, através da Secretaria de Turismo e do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, está realizando uma programação especial integrada a Programação Nacional da Semana dos Museus.

A abertura oficial aconteceu na noite desta segunda-feira (17) com a presença da prefeita Saionara Bora, da vice Soraya Cúrcio Librelato, secretários municipais, lideranças locais e a população em geral. O início da programação contou com a abertura Oficial da Exposição Mães Natureza do artista plástico, lauromüllense, Luiz de Souza.

Nesta terça-feira (18) a programação iniciou com Ação Educativa, oportunidade em que alunos do município fizeram uma visita guiada a Exposição Berço Histórico do Carvão Mineral – Dos Tempos Idos aos Dias Atuais.

A edição desse ano ocorre entre os dias 17 e 23 de maio, com diversas atividades que se somam a proposta dos museus de todo o país objetivando chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM: O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.

O Ecomuseu tem por objetivo “a valorização e preservação do patrimônio ambiental, cultural e suas diversas manifestações; estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo; universalidade do acesso e o desenvolvimento cultural e socioeconômico com a participação das comunidades”, assim,  a integração a programação nacional da Semana dos Museus apresenta-se como uma oportunidade de aproximação da comunidade aos temas relevantes ao território local e a manutenção da preservação e defesa do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.

Confira as atividades que serão realizadas nesses próximos dias:

17/05 a 23/05 – 8h às 17h

Exposição – Luiz de Souza, artista plástico e lauromullense, apresenta a Exposição Mães Natureza.

18/05 a 21/05 – 8:30h às 17h

Ação Educativa – Visita guiada a Exposição Berço Histórico do Carvão Mineral – Dos Tempos Idos aos Dias Atuais.

20/05 – 19h às 21h

Sarau – Sarau Cultural com a presença do grupo Arte e Resgate, Banda Santa Bárbara e Espaço do Som. ( Com transmissão pelo Canal do Youtube)