Servidores de Lauro Müller participam de apresentação do CINCATARINA

Servidores do município de Lauro Müller participaram nesta quarta-feira (11) de uma apresentação institucional do Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA. No encontro, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, foi explanado que a união dos municípios em consórcios públicos têm proporcionado ótimos resultados de eficiência na gestão pública.

 

As vantagens para o município foram demonstradas em uma das ações desenvolvidas pelo CINCATARINA que realiza licitações compartilhadas.

 

Através da Central de Compras é feito a soma dos quantitativos de produtos diversos municípios, isso proporciona o “Poder de Compra” e promove a “Economia de Escala”. 

 

O resultado dessa união é a  ECONOMIA DE DINHEIRO PÚBLICO

 

O Diretor Executivo do CINCATARINA, Elói Rönnau, falou que a central de compras realiza processos licitatórios para mais mais de 160 municípios catarinenses, que neste ano, de janeiro a julho, a economia já ultrapassou 39 milhões  de reais para os cofres públicos. Contou que o mantém mais de 4.500 produtos registrados nos processos licitatórios que ficam à disposição para aquisição dos municípios. Destacou que com o aumento dos municípios consorciados as vantagens se ampliam,  promovendo uma maior racionalidade administrativa, otimizando a mão de obra dos órgãos e entidades dos municípios, citando que e a escala nas compras vem garantindo a redução dos preços.

 

Comentou também que através de processos de pré-qualificação  as aquisições de bens e serviços estão sendo realizadas com mais qualidade, os municípios estão comprando melhores produtos por menor preço.

 

Os participantes tiveram oportunidade de fazer várias perguntas que foram sendo respondidas pelo Diretor Executivo e pelo Diretor Jurídico do CINCATARINA Dr. André Luiz de Oliveira.

 

 

O CINCATARINA é um consórcio público de direito público, que tem natureza autárquica Interfederativa (Lei Federal 11.107/2005).

 

Atualmente 164 municípios catarinenses fazem parte deste consórcio.