Palestras orientam alunos de Lauro Müller no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância em saúde, está realizando uma série de palestras nas escolas do município sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue zika e chikungunya. O objetivo principal da ação é transformar os alunos em agentes multiplicadores no combate ao mosquito.

 

Segundo o agende de vigilância, Edson Mazzucco, a intenção das palestras é o repasse de informações, orientações e a conscientização dos alunos para os cuidados básicos para evitar que focos do mosquito transmissor se criem no município. “Com a chegada do verão, os cuidados são necessários, principalmente para evitar o acúmulo de água e lixo”, afirma o agente. As palestras são acompanhadas da distribuição de folders com a identificação dos sintomas das três doenças, informações sobre o Aedes aegypti e como eliminar os potenciais criadouro de larvas do inseto.

 

O Ministério da Saúde adverte que, para evitar novos focos do mosquito causador da dengue, zica e chikungunya, é preciso adotar medidas simples, mas eficazes. É preciso tapar os tonéis e caixa d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela. Semanalmente é preciso preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.