Poder Público cobra celeridade e novas melhorias na Serra do Rio do Rastro

A Administração de Lauro Müller esteve reunida com um representante da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE), na última semana. O objetivo da reunião foi alinhar o andamento das obras da Serra do Rio do Rastro, Rodovia SC-390, e solicitar novas medidas de melhoramento da Serra.

 

O engenheiro da SIE, Carlos Augusto Rogerio, apresentou que a previsão inicial do término da obra está programada para maio. Porém, a empresa responsável pelas obras protocolou um pedido de prorrogação com término indicado para outubro.

 

Com isso, a prefeita Saionara Bora, irá protocolar uma manifestação do município junto a SIE para redução dos prazos de término das obras.
“Vamos sugerir ao Governo do Estado que os prazos sejam readequados. Nossos empreendedores, assim como os serviços públicos da região e as atividades turísticas, não podem esperar novos longos cinco meses, para reabertura da Serra do Rio do Rastro”, destaca a prefeita.

 

Na oportunidade, foram discutidas ainda a limpeza de vegetação, revisão da sinalização, projeto de iluminação, recuperação da malha viária, captação de recursos para construção de pórticos e outras ações estruturantes que objetivam melhor atender as demandas de comércio e serviços ao longo da Serra do Rio do Rastro, bem como dos turistas e visitantes.

 

A reunião teve a participação ainda da vice-prefeita, Soraya Cúrcio Librelato, da técnica da Secretaria de Turismo, Aline Nandi e do Técnico de Gestão de Projetos, Charles Schelter.

 

Intervenções realizadas na Coluna White também foram pauta da reunião

 

Ainda durante a reunião, foi protocolado ofício com pedido de esclarecimentos sobre as intervenções que foram realizadas em um dos pontos da Coluna White com a concretagem de um dos principais pontos deste que é considerado um dos principais patrimônios geológicos do Brasil.

O engenheiro Carlos, explicou que na última semana realizou visita a este ponto da obra. Também estiveram no local dois técnicos do Ministério Público, a fim de, construírem uma solução para a ação de concretagem que foi realizada.

 

“Devemos receber nas próximas semanas o laudo da visita e as recomendações iniciais do MP. A partir deste momento devemos nos reunir com a empresa responsável pela obra para definição do que deverá ser feito, considerando que anteriormente não havia no projeto nenhuma recomendação ou indicação quanto a este tema”, detalha o engenheiro.

 

A prefeita destaca a importância da Coluna White. “Precisamos preservar nossa história e nossas singularidades. A Coluna White além do principal ícone do Ecomuseu, representa ainda uma parcela importante da história mundial. Enquanto poder público, vamos acompanhar de perto os desdobramentos e orientações do Ministério Público e devemos nos colocar novamente a disposição nos próximos dias, para que através da administração possamos dar todo o suporte necessário para a preservação e manutenção do nosso patrimônio”, ressalta Saionara.