Lauro Müller inicia procedimento para restauração e exposição permanente de locomotiva

Lauro Müller contará com um novo atrativo turístico. Trata-se da máquina 207 Ferrovia Tereza Cristina, que ficará exposta para moradores e visitantes na Estação Ferroviária. O intuito do Governo do Município é valorizar o setor que mais gerou emprego e renda na cidade e também a história local, tendo em vista que Lauro Müller é um dos únicos municípios que possuía um ramal próprio de ferrovia.

Em 2005, a Prefeitura de Lauro Müller recebeu um documento do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que dava conta de que Lauro Müller tinha direito a requerer a uma das máquinas tombadas, através de uma gestão consorciada com a Ferrovia Tereza Cristina, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Denit) e o IPHAN.

Tendo conhecimento disso, as gestoras municipais Saionara Bora e Soraya Cúrcio Librelato estabeleceram como meta trazer o equipamento para a cidade. Dessa forma, a máquina 207 será revitalizada de acordo com as exigências de restauro para bens tombados. O Município trabalha com um prazo de 24 meses, a partir da autorização do IPHAN  e do momento em que estiver com o cadastro aprovado junto Ministério da Cultura, para fazer a captação do recursos, iniciar o restauro e trazê-lo para Lauro Müller. Sendo assim, o trabalho, possivelmente, deverá perdurar durante todo o período desta gestão.

Para tanto, não serão retirados recursos dos cofres públicos do Município. “Nós faremos captação 100% externa, por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, que tem uma rubrica específica para equipamentos como este, e com parceiros, patrocinadores e entre outras fontes. Estamos tomando o cuidado de cuidar do recurso, contratando uma empresa capacitada para isso, e de adquirir conhecimento técnico para que a própria gestão municipal possa tomar decisões acertadas neste procedimento”, explicou a prefeita Saionara.

Visitas foram realizadas em Tubarão e em Rio Negrinho com o intuito de conhecer o processo, tendo em vista que ambas as cidades possuem equipes técnicas especializadas em recuperação de máquinas deste tipo. Orçamentos foram solicitados e, a partir disso, será definida e entidade que ficará responsável pelo trabalho e qual o valor do investimento.

A Estação Ferroviária Dona Tereza Cristina também terá sua infraestrutura adaptada para receber o equipamento, que pesa por volta de 120 toneladas. “O turismo é uma atividade que temos como uma bandeira. O turismo regional é a bola da vez e a tendência é que isso cresça muito mais nos próximos anos. Estamos planejando Lauro Müller para os próximos 20 anos, então precisamos de uma diversificação econômica e esta é uma de nossas apostas”, concluiu a chefe do Executivo.