DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

O setor de vigilância Epidemiológica – Hanseníase da GEVRA/DIVE/SUV/SES/SC em parceria com as GERSA e SMS anualmente mobilizam suas equipe para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, este ano a data é comemorada nesta terça-feira (31).

É uma doença causada por uma bactéria, o bacilo de hansen, que atinge principalmente a pele, os olhos e os nervos. O tratamento é oferecido gratuitamente na Secretaria Municipal de saúde (SUS) e leva a cura da doença.

A doença é transmitida pelas vias respiratórias (tosse, espirro) superiores de pessoas que tem hanseníase e não estão em tratamento. Porém, se a pessoa doente estiver se tratando corretamente, ela não passará a doença para ninguém.

Fique atento aos sintomas descritos a seguir:
*uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato;
*caroços e inchaços mo corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos;
*dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos e pés;
* áreas com diminuição dos pelos e do suor;
* Engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade ou diminuição da força do 5ª dedo;
Cortar-se ou queimar – se sem sentir dor.

O tratamento da Hanseníase é feito por via oral, com poliquimioterapia que é um coquetel de antibiótico. O paciente deve domar uma dose mensal na unidade de saúde (dose supervisionada) e as demais doses auto-administradas (pelo paciente em sua casa)
Todas as pessoas que convivem ou conviveram com quem recebeu o diagnostico de Hanseníase devem ser examinados nos serviços de saúde.

A Hanseníase tem cura. O tratamento é de graça e um direito de todos.