Governo de Lauro Müller mobiliza profissionais contra jogo suicida Baleia Azul

O jogo virtual, denominado de Baleia Azul, tem gerado preocupação entre jovens, famílias e escolas do município de Lauro Müller. Uma força tarefa mobilizada pelo Governo do Município, fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, iniciou nesta quinta-feira (20), após o registro de um adolescente que possivelmente tenha iniciado o jogo. O jovem está bem e vem sendo monitorado por profissionais do município. Diante do registro do caso, foi iniciado o trabalho por parte do Poder Público que consiste em orientar e conscientizar toda população, em especial os alunos das escolas municipais e estaduais.

 

“Nossos gestores e educadores da rede pública de educação já estão sendo orientados para reforçar ações pedagógicas de conscientização. Na próxima semana iniciam as orientações com psicólogos e a distribuição do material informativo”, registrou a secretária de Educação Lacirene da Silva Ronchi.

O jogo consiste em realizar “missões” que são passadas aos participantes por meio de mensagens em grupos virtuais no Facebook ou no WhatsApp. Entre as etapas do jogo está fazer desenhos com lâmina no corpo, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício e, por fim, tirar a própria vida. No total, são 50 tarefas que integram a corrente que tem atraído adolescentes e jovens. No Brasil, diversos casos de suicídios envolvendo adolescentes vêm sendo investigados pela Polícia.

 

A secretária de Saúde, Carla Zabotti, informou que os profissionais do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, bem como do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, estão orientados para atender as famílias e pessoas interessadas que queiram orientação. “Nossas unidades de Saúde também vão participar da ação, distribuindo os materiais informativos e conscientizando as pessoas a partir da próxima semana”, destacou Carla.

 

A recomendação é para que os pais e responsáveis fiquem atentos ao comportamento dos filhos e busquem ajuda profissional sempre que achar necessário. Conforme o secretário de Assistência Social, Ronaldo da Silva, os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS também estão participando da campanha e estão orientando as pessoas.