Projeto de Extensão Vovolei incentiva idosos à atividade física em Lauro Müller

O Ginásio de Esportes da Escola Walter Holthausem de Lauro Müller foi palco, na última sexta-feira (26), do encerramento do Projeto de Extensão Vovolei. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

O projeto de Extensão Vovolei é desenvolvido pelos alunos da 3ª fase de Educação Física do Unibave há cinco anos e beneficia idosos da região das encostas da serra geral, incluindo a cidade de Lauro Muller.


O projeto tem como objetivo oferecer aos acadêmicos de Educação Física uma prática efetiva, proporcionando a relação com a teoria da disciplina de Desenvolvimento Humano e oferecendo uma prática de lazer ativo para pessoas da terceira idade, além de estimular a autonomia destas pessoas por meio do vôlei adaptado.


Após dois encontros de integração e treinamento, aconteceu na última sexta-feira o Torneio de Vôlei adaptado para os idosos do centro de Lauro Muller, no qual os participantes competiram pelas medalhas de ouro, prata e bronze.


Ressaltamos que idosos do KM07 e do Guatá já foram beneficiados com o projeto Vovolei. Além dos idosos que participaram do projeto dentro da quadra, outros faziam parte da torcida, incentivando os jogadores.


O professor da disciplina Desenvolvimento Humano e psicólogo do Cras de Lauro Muller, Rodrigo Moraes Kruel, e o coordenador do curso de Educação Física José Augusto Alves Júnior, registraram a satisfação com os resultados obtidos no projeto. “Os idosos participaram ativamente e reforçaram sua autoestima e confiança. Enquanto os acadêmicos de Educação Física tiveram uma oportunidade muito positiva, pelo fato de vivenciar uma prática com pessoas mais velhas”, registrou Rodrigo.


A coordenadora do Cras e do grupo de Idosos, Nivalda Fontanela Silvestre, anunciou que dará continuidade ao projeto, fazendo acontecer todas as sextas-feiras pela manhã. “Os idosos que se identificarem com o vôlei adaptado, estão convidados a participar do projeto”, convidou a coordenadora.


O encerramento contou também com a participação do prefeito Valdir Fontanella, do vice-prefeito Pedro Barp Rodrigues, da primeira dama e presidente da Afas, Maria Emília Cesconetto. Além da premiação, uma confraternização entre o grupo marcou o encerramento do projeto.