Lauro Müller fará levantamento da população de cães e gatos no município

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, inicia nesta semana o levantamento de cães e gatos existente no município de Lauro Müller. O trabalho será feito pelas Agentes Comunitárias de Saúde – ACS, que irão visitar todas as residências do município levantando informações se há animais domésticos, se é macho ou fêmea, e se já está ou não esterilizado.

Os animais de rua também serão inseridos neste levantamento. O objetivo da ação é para que o município tenha controle total da população de cães e gatos existente. Posteriormente, será realizado o trabalho de esterilização dos animais visando o controle na reprodução, confo9rme a lei municipal 1.959 de 2017.

“Dentro de 90 dias estaremos fechando estes relatórios e já vamos poder ter com precisão os dados de quantos animais temos e em que situação eles se encontram. Com isso será possível definir as ações que faremos para controlar a reprodução tanto dos cães como dos gatos. É um caso de extrema importância, trata-se de saúde pública da população”, registrou o técnico em Vigilância Sanitária, José dos Passos Ceron.

A ação faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta – TAC firmado pelo município de Lauro Müller junto ao Ministério Público em julho de 2016, mas que até então estava sem dar seguimento.

Lauro Müller será o segundo município da Região Carbonífera a possuir este levantamento. O primeiro foi Criciúma.