​​​​1ª Feira do Livro de Lauro Müller é aberta oficialmente nesta quarta-feira

Uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (22) abriu oficialmente a 1ª Feira do Livro da rede municipal de ensino de Lauro Müller, com o tema “A leitura é transformadora”. A iniciativa, promovida pelo Governo do Município, por meio da Secretaria de Educação, ocorre nas dependências do Salão de Festas da Igreja Matriz.

 

O evento seguirá até o sábado (25). Durante a semana, o horário de realização será das 8h às 20h. Já no último dia, o funcionamento será das 8h às 12h. Conforme a secretária interina de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella, toda a rede municipal de ensino está engajada. Ao total, são 11 escolas com aproximadamente 1,9 mil alunos matriculados.

 

“A Feira do Livro viabiliza a porta de entrada para o conhecimento, pois, quando lemos, estamos disponibilizando a amplitude de novos saberes. Pensando nisso, nosso compromisso com a educação é incentivar o hábito da leitura, oportunizando aos nossos alunos uma formação integral. Com isso, possibilita que nosso estudante seja o criador de sua própria história, tornando-se um ser humano crítico, reflexivo e autêntico em suas ações”, defendeu ela.

 

O prefeito Valdir Fontanella também enalteceu o objetivo da ação. “Somos sabedores de que a educação é a única ferramenta capaz de transformar a sociedade. É somente através do ensino conseguiremos uma nação melhor.  Por isso, valorizamos muito a educação na gestão atual. Essas ações contribuem para o fortalecimento do trabalho que a equipe da Secretaria de Educação está fazendo para oferecer uma melhor qualidade de ensino a todos os alunos. Esse evento contribui diretamente no fortalecimento da educação no município de Lauro Müller. Não temos medido esforços para dar um ensino de qualidade a todos”, ressaltou.

 

O vice-prefeito, Pedro Barp Rodrigues, e o presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio De Bettio, além de pais, 350 alunos e profissionais da Secretaria da Educação, também se fizeram presentes na abertura. O maior evento literário do município reúne aproximadamente 5 mil livros voltados para todos os interesses em leitura, com opções para o público infantil, jovem e adulto. O valor é a partir de R$ 5,00. A iniciativa ocorre em parceria com a Livraria Unilivros.

 

A cerimônia foi marcada pela apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Ligia Chaves Cabral, do bairro Itanema. Na oportunidade, foi lançado o livro “Fazendo História”, desenvolvido por alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Hilário Pescador, que reúne desde ilustrações de narrativas mitológicas gregas até artigos de opinião. O projeto foi organizado pela professora Paula Rossi Gabriel na disciplina de História.

 

Durante todo este ano letivo, as unidades de ensino do Ensino Fundamental I e II, do 1º ao 9º ano, trabalharam com o projeto #PartiuLeitura, que é encerrado com a Feira do Livro. Por meio dele, foram realizadas diversas atividades com o intuito de incentivar o hábito da leitura nos estudantes.

 

Ainda durante o evento, foram divulgados os vencedores do concurso que elegeu os melhores poemas, frases e desenhos. O desafio foi lançado em outubro nas escolas e os três primeiros colocados receberam premiação.

 

Confira abaixo:

 

Categoria Poesia

1º lugar – Taynara Warmeling / Escola Municipal Hilário Pescador

2º lugar – Lucas Camilo / Escola Municipal Emília Mamede Soares

3º lugar – Bruna Honório Domingos / Escola Municipal José Heleodoro Barreto

 

Categoria Frase

1º lugar – Felipe Estevão dos Santos / Escola Municipal Hilário Pescador

2º lugar – Maria Laura de Oliveira Zatta / Escola Municipal Júlio Serafim Gonçalves

3º lugar – Maíra da Silva Pereira / Escola Municipal Professora Ligia Chaves Cabral

 

Categoria Desenho

1º lugar – Emanuella Souza / Escola Municipal Júlio Serafim Gonçalves

2º lugar – Lorena Maffioleti Domingos / Escola Municipal Professora Ligia Chaves Cabral

3º lugar – Eliseu Júnior Silvestre / Escola Municipal Rio Capivaras Alta