Centro de Distribuição garante economia aos cofres públicos de Lauro Müller
Uso de combustível é monitorado por sistema informatizado que permite controle de gastos.
Uma iniciativa do Governo de Lauro Müller promete gerar economia aos cofres públicos do município. O Centro de Distribuição – CD foi projetado para agilizar o processo de armazenagem e distribuição de materiais. Antes da criação do Centro, não existia controle de estoque dos produtos que entravam e saiam.
Agora, todos os materiais são catalogados, aumentando o controle e transparência. O prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, destacou a importância da iniciativa para o município. “Estamos administrando a Prefeitura da mesma forma que administramos as empresas do nosso grupo com responsabilidade, seriedade e com muita consciência daquilo que estamos gastando e, acima de tudo, transparência. Somente com controle e rigorosidade, as coisas acontecem de verdade”, afirma.
O responsável pelo Centro de Distribuição, Márcio Rosa, explica que a falta de controle rígido na distribuição dos produtos gerava prejuízo aos cofres públicos. “Assim que assumimos a Administração Municipal, sentimos a necessidade de organizar essa situação. A partir disto, criamos o Centro. Hoje, tudo o que é distribuído precisa de uma requisição assinada pelo funcionário, informando também aonde vai ser aplicada. Informatizamos o tanque de óleo diesel com controle de consumo e isso trouxe grande economia ao município”, explica.
Sistema informatizado auxilia no controle de gastos de combustíveis
Por meio da implantação e operação de um sistema informatizado, o Centro de Distribuição conta com um controle de gastos de combustíveis que permite a análise detalhada e transparência de veículos e funcionários responsáveis.
O técnico da empresa Golden Service, Renato Andrade, que é responsável pelo software de controle de gastos, explica que o equipamento é ligado à bomba de combustível e libera apenas para pessoas autorizadas com cartão Rfid (identificação por rádio frequência). O aparelho também coleta as informações do abastecimento e permite identificar veículos e capturar o odrômetro.
“Desta forma, cada gota que sair da bomba é monitorada e deve ter um destino em tempo real. Com o software, é possível controlar as médias de cada veículo,
permitindo otimizar a frota para economizar”, afirma.
Andrade exemplifica que os relatórios que antes levariam uma semana para serem somados, ficam disponíveis o tempo todo. “Com estas ferramentas, o desperdício pode ser controlado. O maior problema nesta garagem era abastecimentos não autorizados e, com a economia, a solução se pagou tranquilamente”, comenta.
O Centro de Distribuição funciona junto à garagem municipal, na Rua Amâncio Limas, do bairro Castelo.