Concurso de trabalhos sobre saneamento básico envolve 650 alunos em Lauro Müller
O Governo do Município de Lauro Müller, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Educação, em parceria com a empresa SC Engenharia e Geotecnologia, realizou nessa terça-feira (22), Dia da Água, a premiação do Concurso de Desenho, Frase e Redação realizado com alunos das escolas Hilário Pescador, do Bairro Sumaré, e José Heleodoro Barreto Júnior, do Bairro Arizona. No total, 650 alunos participaram do concurso que elegeu o trabalho com melhor pontuação de cada uma das áreas dentro do tema: Saneamento Básico.
Conforme a assistente social da SC Engenharia, Cheyenne Vieira Marques, a ação faz parte de uma das etapas do projeto sócio ambiental de implantação da rede de saneamento básico no município, a fim de sensibilizar a comunidade sobre a importância da obra.
O melhor desenho, conforme a comissão julgadora, foi da aluna da 4ª série da Escola José Heleodoro Barreto Júnior, Rosa Maria Pereira, que recebeu como prêmio uma bicicleta. Já a melhor frase foi da aluna Paola Amaral Gonzaga, da 7ª série da Escola Municipal Hilário Pescador, que recebeu um aparelho celular como prêmio. E a melhor redação foi do aluno da 8ª série, João Vitor Canever Ribeiro, da Escola José Heleodoro Barreto Júnior, que foi premiado com um tablet.
A revelação dos vencedores do concurso aconteceu no auditório do Paço Municipal, onde estiveram presentes autoridades locais, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, secretários municipais, além de alunos das duas escolas, profissionais da educação e pais.
“Esta sem dúvida é uma ação importante que começa a orientar a população de Lauro Müller para que esteja preparada para receber esta grande obra, que deve ter início nos próximos meses. Somos um município na encosta da serra, e que até então não faz o tratamento de esgoto. Com isso, não só a nossa população, mas toda região será beneficiada”, destacou Fabrício, parabenizando a todos os alunos que participaram do concurso.
A obra
O investimento de R$ 17 milhões foi viabilizado por meio do PAC 2 do Governo Federal, com recursos da Caixa Econômica Federal e contrapartida da Casan. Conforme o projeto, são 29,2 quilômetros de rede coletora, 2.270 metros de emissário terrestre, quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) modelo Compacta com vazão de 20 litros por segundo. Serão executadas 1.878 ligações domiciliares. Além do Centro, o sistema vai abranger os bairros Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km 1, Arizona e Bela Vista, beneficiando assim 8.790 habitantes. Quando a obra estiver concluída, no prazo de dois anos, a cidade estará entre as três principais de Santa Catarina no quesito de cobertura de esgoto.