Lideranças voltam a discutir andamento das obras do esgotamento sanitário em Lauro Müller

Lideranças do município de Lauro Müller, representantes da Casan e da empresa Associados, responsável pela execução das obras de instalação da rede de esgoto sanitário no município de Lauro Müller, voltaram a se reunir na tarde dessa terça-feira (9) para discutir e acompanhar o andamento das obras no município.

O encontro contou presença do prefeito Valdir Fontanella, do vice, Pedro Barp Rodrigues, dos vereadores José Antonio De Bettio e Ema Hoffman Benedet, da engenheira responsável pela obra, Kétlen Curvello, do engenheiro fiscal da Casan, Ulriko Czajkowski, além de outros técnicos e pessoas ligadas a obra e ao governo do município.

Conforme relatórios da Casan, até o momento já foram executados 373 ligações e 5,4 quilômetros de rede, que contemplam 18% do andamento geral dos trabalhos. No encontro ficou definido também que os trabalhos de instalação de rede ficarão paralisados até que seja realizado a repavimentação das ruas que já receberam a rede. Conforme relatório apresentado pelo departamento de engenharia do município, há ruas dos bairros Sumaré e Içarense que estão com a vala apenas com terra e pedras britas há mais de 60 dias, o que tem causado desconforto e transtornos, tanto para o moradores, como também para motoristas que trafegam por estas ruas.

O prefeito Valdir reforçou a importância da obra e de que o serviço seja executado da melhor forma possível. Ele solicitou também à equipe responsável da Casan o plano de ação que será executado nas ruas centrais da cidade para que seja analisado junto a equipe de engenharia do município.

O projeto

O projeto para a cidade de Lauro Müller prevê a implantação de 29 quilômetros de rede coletora, 2,2 quilômetros de emissários submarinos, 4 estações elevatórias, 1,8 mil ligações domiciliares e uma estação de tratamento com vazão de 20 litros por segundo. O recurso é proveniente da Caixa (85%) e da CASAN (15%) e vai beneficiar com esgotamento sanitário os bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista. Com investimento assegurado de R$ 16 milhões, Lauro Muller terá ao final das obras 72% de coleta e tratamento de esgoto no município.