Em encontro com governador Colombo, prefeito Valdir solicita revitalização da SC-390 durante apresentação do FUNDAM 2

O governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, apresentaram nesta quarta-feira, 21, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), em Criciúma a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). A iniciativa prevê um investimento de R$ 700 milhões nas 295 cidades catarinenses. Prefeitos e lideranças políticas dos 12 municípios da região participaram do encontro.

Colombo destacou que a medida é essencial para dinamizar a economia do Estado a partir do segundo semestre. Conforme o governador a vida nas cidades melhora quando se faz investimentos por meio de quem está mais próximo. A verba é repassada para as prefeituras, que definem as obras prioritárias. “É um programa estratégico, que preserva e fortalece o nosso modelo de pequenos municípios e a boa distribuição demográfica. As comunidades precisam de apoio para permanecer onde estão e ter resultados de produção e qualidade de vida. Para isso é preciso levar infraestrutura, Educação, Saúde, tecnologia e segurança pública. E é justamente isso que buscamos oferecer. O Fundam tem essas características, representa um desenvolvimento harmônico do nosso Estado”, disse.

Cada prefeito da região da AMREC teve a oportunidade de fazer uma fala, solicitando alguma prioridade ao seu município. O prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, iniciou sua fala fazendo um breve relato do início de sua gestão e foi enfático ao solicitar a revitalização da SC-390, trecho que liga Lauro Müller a Orleans. “Governador, nossa Rodovia SC-390 pede socorro. Uma contagem feita na última semana neste trecho, de doze quilômetros, foram contados 519 buracos. É uma estrada antiga e o trânsito pesado ocasiona inúmeros buracos. Constantemente, em dias de chuva, é comum ver 20, 30 carros trocando pneus ao longo dessa rodovia”, disse Fontanella.

Prefeito Valdir relatou ainda que o município já teve que inclusive tapar buracos com areão por não ter massa asfáltica disponível. “Muitas vezes é preciso dar uma resposta rápida a essas pessoas que transitam nesta estrada, e o mínimo que podíamos fazer era garantir o direito de ir e vir. Segundo dados da Polícia Militar Rodoviária, em um único final de semana, mais de quatro mil automóveis passam por esta rodovia, pela  nossa Serra do Rio do Rastro, que também precisa de muita manutenção. Queremos investir bastante no turismo, mas precisamos de recursos e do apoio do Governo do Estado para isso”, solicitou o prefeito de Lauro Müller.

Na oportunidade, um ofício foi entregue ao Governador solicitando a revitalização do trecho. O pedido foi assinado pelos líderes do Poder Executivo de Lauro Müller e Orleans, assim como todos os vereadores dos dois municípios.

Com informações de Antonio Rozeng