Pavimentação asfáltica entre comunidades de Urussanga e Lauro Müller é pauta audiência pública

Uma Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, por meio da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, discutiu a pavimentação asfáltica da SC-440, conhecida como Rodovia dos Mineiros, entre Urussanga e Lauro Müller, em um trecho que compreende 12 quilômetros. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (4), na localidade de Santana, em Urussanga.

O trecho inicia na localidade de Rio Carvão, passando por Santana, em Urussanga, encerrando no bairro Itanema, em Lauro Müller. Trata-se do menor percurso entre a serra e o litoral catarinense.

A comunidade se organizou e compareceu em peso, lotando o salão. Faixas e adesivos da campanha mobilizada pela comunidade e intitulada “Sem asfalto, sem voto” pediam por garantias e pelo fim da espera de 54 anos.

Seis deputados estaduais se fizeram presentes. Entre eles, Ana Paula Lima (PT), João Amin (PP), Dóia Guglielmi (PSDB), Cleiton Salvaro (PSB), Ricardo Guidi (PSD) e padre Pedro Baldissera (PT). Os prefeitos de Lauro Müller e Urussanga, Valdir Fontanella e Gustavo Cancellier, respectivamente, também participaram da audiência pública.

Para o prefeito de Luro Müller, Valdir Fontanella, a pavimentação servirá como uma compensação por danos causados. “Precisamos compensar o que foi destruído no passado. O carvão gerou riqueza ao Estado através de imposto, mas queremos agora simplesmente o direito de ir e vir de maneira mais apropriada. Como gestores público, precisamos fazer que as pessoas tenham essa compensação. Com rios poluídos e terras degradadas, só resta o trabalho em comércio e indústria. São famílias inteiras, senhores deputados, que precisam se locomover de forma mais digna. É por isso que lutamos junto aos moradores, para que eles não precisem deixar tudo que construíram ao longo de suas vidas e ir para outros lugares”.