Programa de saúde bucal ensina bons hábitos às crianças em Lauro Müller

Para motivar bons hábitos de higiene e saúde bucal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), juntamente com o Governo do Município de Lauro Müller, iniciou nesta semana o programa “Sorrindo no Campo”. A ação foi realizada na Escola Municipal Maria Hilário Pescador, no bairro Sumaré.

O Programa Sorrindo no Campo foi concebido pelo Senar/SC, com o objetivo de oportunizar espaço educativo visando estimular a formação de hábitos para a manutenção da saúde bucal na infância. Na oportunidade, o prefeito Valdir Fontanella, o secretário de Assistência Social, Ronaldo da Silva, além de profissionais da educação estiveram presentes e acompanharam parte do projeto.

O programa atende crianças que estejam frequentando do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em escolas no meio rural. No Espaço Saúde Bucal as crianças participam de atividades lúdicas e educativas, com jogos, brincadeiras, informações sobre a saúde bucal e práticas sobre a higienização correta dos dentes e da boca. O cenário e os recursos instrucionais utilizados visam estimular o imaginário infantil e o envolvimento com o processo de caráter educativo e preventivo, conduzido por profissional com formação na área da saúde bucal para crianças.

Cada criança recebe um kit saúde bucal, contendo escova, fio e creme dental para a prática de higienização e uma cartilha contendo os três passos para o sorriso saudável: cuidar da alimentação; visitar o dentista periodicamente e escovar os dentes corretamente após as refeições e antes de dormir. Contém também, passatempo e orientações para a família, pois a supervisão dos pais e o exemplo são indispensáveis para formação de bons hábitos.