Passeata marca abertura da programação da campanha Outubro Rosa, em Lauro Müller

Uma passeada realizada na manhã desta segunda-feira (2), em Lauro Müller, visou chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O evento, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e pelo Governo do Município, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, marcou a abertura da campanha Outubro Rosa na cidade.

 

Vestido com camiseta rosa, o grupo saiu defronte à sede da RFCC de Lauro Müller e percorreu as ruas centrais da cidade, até a Praça Henrique Lage. Participaram do ato, o prefeito Valdir Fontanella, o vice-prefeito Pedro Barp Rodrigues e os secretários municipais de Saúde e Assistência Social, Carla Zabotti Dias e Ronaldo da Silva, respectivamente, além da presidente da Rede Feminina, Alice Leandro.

 

Na Praça Henrique Lage, foram oferecidos exames e orientações às mulheres. “As mulheres devem realizar os exames preventivos. Esses eventos ajudam a lembrá-las da importância de se cuidar da saúde. Neste ano, já diagnosticamos cinco casos de câncer, fora os casos ainda não confirmado e que estão em investigação. É muito preocupante”, alertou a presidente Alice Leandro.

 

Conforme a secretária de Saúde, o câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. “O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente, a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade”, explicou Carla.

 

Na ocasião, o prefeito enfatizou a importância da ação. “Este momento é de extrema importância, pois marca a abertura das inúmeras atividades do Outubro Rosa. Além de hoje, demais eventos ocorrerão ao longo do mês com o intuito de fortalecer o trabalho de conscientização e fazer com que as mulheres realizem o exame preventivo. É fundamental que haja tal preocupação e que cuidem de si mesmas para evitar que sua saúde seja comprometida. Parabéns à Rede Feminina que, juntamente com apoio da Secretaria de Saúde, realiza esta importante ação durante todo o ano e, de forma mais intensa, no mês de outubro”, afirmou Valdir Fontanella.