Moderno sistema de informações da Saúde de Lauro Müller é apresentado aos vereadores

Os vereadores de Lauro Müller tiveram a oportunidade de conhecer melhor o sistema de informações da Secretaria Municipal da Saúde, durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (23). Conforme a secretária da pasta, Carla Zabotti Dias, a implantação ocorreu em setembro e a empresa responsável é a Celk Sistemas, de Criciúma.

 

O diretor do empreendimento, Lauro Klein, também esteve presente e explicou como funciona. Segundo ele, o software garante a agilidade e a segurança das informações. “Nossa principal solução utilizada é o GEMSAÚDE, um sistema integrado de gestão voltado para a área de saúde pública, construído por profissionais de saúde experientes”, explicou. Entre as vantagens, está a usabilidade, aceitabilidade e confiabilidade.

Por ser modular, pode ser implantado conforme a necessidade. O sistema gerencia os processos do dia a dia e tem como objetivo proporcionar mais tempo para que os profissionais da saúde possam se dedicar aos pacientes. “Por meio dele, é possível fazer controle de todos os processos. Por exemplo, temos condição de saber quando chegou o medicamento e para quem foi dispensado”, explicou.

 

Além disso, permite cumprir com eficiência as exigências do Ministério da Saúde.

“Isso é muito importante e exige cuidado. Se a Secretaria de Saúde não enviar os dados corretamente para o SUS, ela deixa de receber recursos. E o número de exigências hoje pelo Mistério da Saúde é muito grande. Seria humanamente impossível fazer um atendimento com excelência e atender ao SUS se fosse manual ou tivesse usando o sistema não automático”, observou.

 

Também contribui o fato de as informações dos pacientes estarem integradas e serem acessadas de qualquer lugar em que ele for atendido. Será possível verificar todos os dados – como nome, idade, endereço – e também o histórico de consultas, exames, medicamentos e demais procedimentos realizados.

 

Confirmação por SMS

 

O sistema de agendamentos e confirmação de consultas via SMS reduz em até 45% o número de pacientes que faltam as consultas. “A ferramenta já está em atividade no município. A cada consulta agendada, será enviado torpedo SMS informando do dia e a hora e ainda se vai ter possibilidade de comparecer. Isso dá tempo para o Município se organizar e, caso não compareça, de colocar outra pessoa na fila”, informou o diretor da Celk Sistemas.

 

Ele garante que esta é uma forma de economizar. “As faltas não justificadas de pacientes em consultas agendadas é o grande gargalo hoje de dinheiro colocado fora. Poder acompanhar isso vai dar fôlego para o município, pois você vai atender as pessoas que mais precisam e priorizar a quem realmente quer ser atendido. É uma estatística muito triste, mais de 30% das pessoas faltam às consultas agendadas, por diversos motivos”.

 

Posteriormente, foram apresentados também dados estatísticos do município.

Algumas das funções do sistema:

– Disponibilização imediata das informações de agendamento e situação das filas de espera;
– Apresenta a situação real dos estoques do almoxarifado;
– Integra informações com os sistemas do Ministério da Saúde;
– Retrata os indicadores de agendamento e solicitação de agendamento;
– Informa os lotes que irão vencer ou que estão vencidos;
– Acompanha a evolução da imunização da população;
– Possibilita, por meio de gráficos, a visualização de porcentagem de atendimentos realizados por estabelecimentos de saúde;
– Indica a dispensação de medicamentos, inclusive por estabelecimento;
– Histórico de atendimentos, exames e outras ações em saúde por paciente do município, isso traz para o gestor um extrato sintético do cidadão na área da saúde pública;
– Permite registrar as atividades no aplicativo móvel. Dentre as funcionalidades, estão: atividade coletiva, cadastro de procedimentos, visita domiciliar, atendimento individualizado, cadastro de domicílio e individual e atendimento odontológico;
– Gestão de frotas com o registro de diário de bordo dos motoristas, roteiro de viagem com mapas e rotas.

 

A responsável pela Central de Agendamentos, Kellen Vieira, falou sobre o Sistema de Regulação – SISREG. “É algo novo. Na verdade, não é só em Lauro Müller, mas em todo o Estado de Santa Catarina. A gente passou por capacitação durante uma semana em Criciúma com pessoal da Regulação do Estado. Todos os municípios da Amrec, Amurel e Amesc participaram”, contou.

 

Por meio dele, será possível a publicação na internet da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas exames e intervenções cirúrgicas ou outros procedimentos no estabelecimento da rede pública. “Os municípios devem utilizar o SISREG para regular suas filas, pois, de outra forma, há muita margens para fraude. A divulgação dos dados se faz por meio de uma ferramenta eficiente e que não vai onerar os municípios, ou seja, não vai ter custo”, acrescentou.

 

Com isso, busca-se garantir o acesso aos serviços de saúde de forma adequada. O Sistema Nacional de Regulação – SISREG é um sistema online criado para o gerenciamento de todo o complexo regulatório. Ele permite desde inserção da oferta até a solicitação, pela rede básica, de consultas, exames e procedimentos na média e alta complexidade.

 

O objetivo é a maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde. É uma ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde de forma gratuita sendo sua utilização não compulsória, como forma de auxiliar na regulação do acesso. “O que chega à Secretaria de Saúde para agendamento, consultas e exames e que é pactuado com o Estado, a gente se solicita no sistema e é liberado conforme a regulação da Regional, em Criciúma, ou do Estado, em Florianópolis”, explicou.

 

Segundo ela, Estado irá fornecer o link de transparência, que ainda não está disponível tendo em vista que está em fase de adequação por parte dos Municípios. Apenas estarão no Portal a Transparência os serviços pactuados com o Estado. Os oferecidos pelo Governo do Município não constarão no local, mas sim no GEMSAÚDE.