Ônibus do projeto “Mulher, Viver sem Violência” leva conscientização às mulheres de Lauro Müller

Lauro Müller recebeu o ônibus lilás do projeto “Mulher, Viver sem Violência”. Por meio dele, proporcionou o acesso à informação e repassou orientações sobre os vários tipos de violência para as mulheres moradoras das áreas mais distantes dos centros urbanos. Ação foi realizada nessa terça-feira (24).

O intuito foi incentivar que a mulher denuncie o agressor e que não se silencie diante do medo, vergonha ou até mesmo dependência econômica. Para isso, cita o exemplo de Maria da Penha, cuja lei que leva o seu nome completa 11 anos e é considerada a ferramenta mais importante de proteção às mulheres no Brasil.

Entre os tipos de violências, está a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral, que não se restringem apenas ao ambiente doméstico e familiar. As penas para este tipo de crime estão previstas no Código Penal. O programa visa também divulgar os serviços públicos existentes para proteção social.

Em Lauro Müller, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Creas do município fica localizado na Rua Orleans, nº 280, na área central. Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Ronaldo da Silva, os serviços prestados no projeto “Mulher, Viver sem Violência” vem ao encontro das açõesrealizadas durante todo o ano no município.

“O projeto é de extrema importância por conscientizar e contribuir com as mulheres que sofrem os diversos tipos de agressões e também por fortalecer os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que é oferecer melhores condições e levar proteção em todos os âmbitos, tanto na questão socioassistencial quanto no que se refere à saúde, justiça e também na promoção da autonomia financeira”, destacou.

O trabalho é realizado por meio de parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal. Em Lauro Müller, foram apoiadores do programa, a Coopermila, a Epagri, o Rotary Clube, a Cresol, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Cooperativa Agroserra e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.