CRAS será implantado em Lauro Müller

A Prefeitura Municipal de Lauro Müller vai implantar nesta segunda-feira, 05 de julho, o seu primeiro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que irá funcionar no Centro de Convivência do Idoso, na Rua Flávio Righetto, centro da cidade.

A instalação do Cras é com recursos do Governo Federal e contrapartida da municipalidade. Segundo a secretária adjunta da Família e Ação Social, Joyce Vicente Fernandes, a prefeitura arca com a maior parte das despesas com o Cras, já que a União repassa ao município apenas parte do dinheiro para pagamento dos salários dos técnicos lotados na unidade e para realização de algumas ações.

O Cras promove o atendimento e acompanhamento social às famílias carentes do município, ofertando diversos tipos de assistência, entre as quais, psicólogos e assistentes sociais. "No Cras, o cidadão vulnerável socialmente encontra uma mão amiga disposta a ajudá-lo a vencer suas dificuldades e ter uma vida melhor", explica a secretária.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

O Cras terá a seguinte área de abrangência: Centro, Cairu, Santa Barbará, Bela Vista, Içarense, Sumaré, Rio Amaral I, Rio Amaral Gruta, Rio Amaral Radio, Arizona, Km 107, Quilometro Um e Morro da Palha.