Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro superou expectativa dos organizadores

Mais de 300 ciclistas de todo país pedalaram forte nesse sábado, 10 de março, na primeira edição do Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro. A prova que teve sua largada em Lauro Müller e chegada em Bom Jardim da Serra, foi destinada a ciclistas de estrada e de mountain bike, amadores e profissionais.

A largada aconteceu às 18h30min do Posto da Polícia Rodoviária – PRE de Guatá, com a presença do presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Andrade, prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn e do secretário de Turismo de Lauro Müller, Valmor Maccari.

Com uma paisagem de tiram o fôlego, porém desafiadora para os ciclistas, eles pedalaram 18 km morro acima, até atingirem uma altitude de 1.400 metros sobre o nível do mar, na chegada ao mirante em Bom Jardim da Serra.

O primeiro a completar o percurso foi o atleta, Carlos Henrique dos Santos, da equipe de ciclismo Hidrorepel Tintas/Fme/Bike Point de Criciúma. O tempo dele ainda não foi divulgado pela FCC, mas segundo o atleta, ficou entre 50 a 55 minutos.

Promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com apoio das prefeituras de Lauro Müller e de Bom Jardim da Serra, esta foi a segunda prova noturna realizada em toda história da Serra do Rio do Rastro – a primeira aconteceu quando da inauguração da iluminação do trecho de serra, em 2002.

"Nós da FCC estamos realizados e confesso muito feliz, pois o evento superou todas as nossas expectativas, especialmente no número de atletas inscritos e que participaram da prova", comemorou o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Andrade.

Conforme o presidente da FCC, a comissão organizadora do evento tentará agora oficializar a competição no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como único evento ciclístico noturno realizado em desnível de 1,4 mil metros.

Preparação para as 500 Milhas do Uruguai

O Desafio Noturno da Serra do Rio do Rastro serviu de treinamento para a equipe de ciclismo Hidrorepel Tintas/Fme/Bike Point de Criciúma, se preparar para a prova das 500 Milhas do Norte do Uruguai, que será disputada em abril.

A equipe esteve no desafio da serra com os atletas Carlos Henrique dos Santos, que chegou em primeiro, Caio Godoy, Julio Cesar Lino, Rodrigo Quirino e Lucas Ribeiro.