HOSPITAL HENRIQUE LAGE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção do Hospital do Hospital Municipal Henrique Lage vem a público esclarecer que nosso Hospital é uma entidade pública e totalmente integral ao SUS desde Janeiro de 2013. Dessa forma, todos os serviços prestados são totalmente gratuitos a população lauromüllense e região. Somos uns dos poucos Hospitais Municipais em Santa Catarina, isso caracteriza que os recursos para o Hospital são provenientes única e exclusivamente do Sistema Único de Saúde – SUS (que não tem reajuste desde 1996) e da maior parte, de recursos próprios provenientes da Prefeitura Municipal. Temos muitas dificuldades, entre elas a de encontrar médicos qualificados para trabalharem em nosso Hospital assim como em nosso município. Mas com muito esforço, temos conseguido manter o quadro.

No dia 26.03.2014, o Srº Itamar Cavanholi vítima de acidente automobilístico deu entrada no setor de emergência do Hospital às 09:13 min. através do SAMU.  O Srº Itamar Cavanholi foi prontamente atendido pela nossa equipe, entre eles Dr. Antônio Elielton Azevedo, médico experiente, que veio com esposa e filhos do Paraná e adotou nossa cidade como lar e nosso Hospital como local de trabalho.  O Srº Itamar Cavanholi foi avaliado e realizou exames que constataram fratura de fêmur e uma lesão na cabeça. Tão logo constatado o diagnóstico e a gravidade do caso, Dr. Antônio Elielton entrou em contato com o Hospital São José de Cricíuma, que é referência para Lauro Müller e região em casos ortopédicos e traumatológicos de alta complexidade pelo SUS e conseguiu encaminhar o Sr. Itamar Cavanholi, medicado, lúcido, orientado e com sinais vitais estáveis (estabilizado) para realizar seu tratamento naquele Hospital por volta das 16 horas do mesmo dia, pois foi aberta a vaga somente a partir desse horário.

Inusitadamente, no sábado dia 29.03.2014, a família procurou o Hospital e mencionou que o Sr. Itamar Cavanholi havia falecido no Hospital São José de Cricíuma. De forma mais inusitada ainda um familiar da vítima ameaçou e quis agredir o médico Dr. Antônio Elielton e toda a equipe do Hospital. Assim, a polícia militar foi acionada para estar no Hospital e conter os familiares, proteger a equipe de saúde, o Dr. Antônio Elielton e todos os pacientes que dependiam dos serviços da equipe e do médico naquela noite.  No entanto, Dr. Antonio Elielton ficou emocionalmente abalado e sem condições de exercer a medicina naquele momento. Dessa forma, o mesmo realizou um BO (boletim de ocorrência) na polícia civil e comunicou a direção técnica do Hospital sua ausência.

Nesse instante, toda a equipe técnica e administrativa do hospital, incansavelmente contataram médicos da região para cobrir o plantão, os quais estavam em sua grande maioria ocupados em outros hospitais ou com compromissos pessoais. Diante do acontecido, o Hospital ficou sem médico plantonista na noite de sábado e madrugada de domingo. Mas todos os pacientes que procuraram o serviço nesse horário foram encaminhados através do carro próprio do Hospital para o Hospital Santa Otília de Orleans.

Da mesma forma, existe a possibilidade do médico Dr. Antonio Elielton pedir demissão do quadro do Hospital, motivado pelos acontecimentos, deixando de atender em nosso Hospital e em nosso município.

Toda a equipe do Hospital sente muito o falecimento do Srº Itamar Cavanholi e coloca-se a disposição da família para necessidades eventuais e futuras.

Lauro Müller, 31 de Março de 2014.

Diego J. Cifuentes
Diretor Administrativo