Hospital Henrique Lage comemora 66 anos de fundação com reconquista de Alvará Sanitário

Este sábado (14) certamente ficará na história de Lauro Müller. O Governo do Município promoveu um evento para comemorar os 66 anos de fundação do Hospital Municipal Henrique Lage e a reconquista do Alvará Sanitário, documento importante que o hospital não obtinha há 15 anos.

Quem passou pela Praça Henrique Lage na manhã desse sábado pode prestigiar o evento, que foi realizado em parceria com a Associação Beneficente Amigos do Hospital Henrique Lage – AMHO, que comemorou dois anos de atuação no município. Orientações e serviços na área da saúde foram oferecidos por profissionais.

Uma exposição de fotografias antigas contou um pouco da história do hospital, que iniciou antes mesmo da emancipação do município de Lauro Müller. Um bolo comemorativo foi servido aos presentes.

Autoridades municipais e lideranças prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o diretor do hospital, Diego José Cifuentes, a secretária de Saúde, Daiane Querino, e o presidente da AMHO, Ivan Santana.

“Há muito tempo o aniversário do nosso hospital não era lembrado. Hoje podemos comemorar o aniversário de fundação e também as inúmeras conquistas, entre elas o Alvará Sanitário. É um momento de festa, em que comemoramos ao lado de cada cidadão lauromüllense que confia e acredita no nosso trabalho”, enalteceu o prefeito Fabrício.

O Alvará Sanitário é emitido pela Vigilância Sanitária do Estado. O documento só é emitido após a análise criteriosa das condições higiênico-sanitárias do estabelecimento e seus equipamentos. Ele serve para comprovar que o estabelecimento está de acordo com a legislação sanitária vigente, garantindo assim, a saúde e o bem estar da população que se utiliza dos serviços prestados. Toda atividade de interesse à Saúde Pública deve possuir este documento, a fim de atestar a qualidade de seus serviços à população, e que está de acordo com a legislação, evitando a aplicação de penalidades e autuações.

Segundo o diretor do hospital, a reconquista do Alvará Sanitário foi possível graças a organização do trabalho realizado dentro hospital, visando acima de tudo a segurança do paciente. “Com este importante documento vamos poder reivindicar recursos nas esferas estadual e federal, além de comprar medicamentos com um preço menor, muitas vezes vendido apenas por fornecedores que exigem o alvará”, comemorou Diego.