Secretaria de Saúde de Lauro Müller inicia campanha de vacinação contra pólio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e a Campanha de Multivacinação para a atualização da Carteira de Vacinação iniciam oficialmente neste sábado (15). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller, as campanhas seguirão até o dia 31 de agosto.

Neste sábado, que marca o início das campanhas, também é o Dia D e as Unidades de Saúde do Centro e do Distrito de Guatá estarão abertas, das 8h às 17h horas sem fechar ao meio dia. Nos demais dias de campanha o horário de funcionamento destas unidades é das 7h às 12h e das 13h às 16h.

O grupo alvo da campanha contra a poliomielite são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Em Lauro Müller devem receber a vacina 893 crianças nesta faixa etária, independente de terem sido vacinadas em outra situação. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo.

 

O grupo alvo para a Campanha de Multivacinação para atualização da Carteira de Vacinação são as crianças menores de cinco anos de idade. Neste caso serão ofertadas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Erradicação

 Esta é a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 25º ano sem a doença no País, que está livre do poliovírus desde 1990. Até que aconteça a certificação mundial de erradicação da polio, as ações devem ser mantidas a fim de elevar a cobertura vacinal em todos os municípios e evitar a reintrodução do vírus no Brasil. O objetivo da Campanha é manter o Brasil na condição de País certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.  A slogan da campanha é “Vacinação Contra a Paralisia Infantil: Você é o protetor do seu filho”.