Lauro Müller forma comissão municipal do IBGE para o Censo Agro 2017

Uma reunião na tarde dessa quinta-feira (24), no auditório do Paço Municipal, oficializou a instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que acompanhará o Censo Agro 2017. A coleta de dados inicia em outubro e deve encerrar até fevereiro de 2018.

A CMGE é formada por integrantes do governo municipal, Poder Legislativo, instituições, organizações e representantes da sociedade civil organizada. O intuito é auxiliar os oito recenseadores durante o censo e dar transparência aos trabalhos do IBGE, permitindo à sociedade o conhecimento e acompanhamento do desenvolvimento do censo no município.

A reunião foi conduzida pelo coordenador de Subárea do Censo Agropecuário da Agência do IBGE de Orleans, Thiago Bitencourt, que falou da importância do censo rural em Lauro Müller, que é um município onde boa parte da base econômica provém da agricultura. Thiago explicou também as diretrizes e informações gerais sobre o censo no município.

A operação censitária tem a finalidade de obter informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários do país, constituindo-se na principal e mais completa investigação da estrutura e produção do setor primário, de sua inserção e relacionamento com os demais setores da economia. Segundo o coordenador, a estimativa é de que 662 propriedades sejam visitadas no município de Lauro Müller.

Dentre as ações primordiais para o sucesso dos Censos, incluem-se as parcerias com as autoridades e comunidades locais. Nesse sentido, o IBGE convidou representantes para formar a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE). Fazem parte deste grupo lideranças representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Sindicato Rural, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar e outros representantes que integram a sociedade civil organizada.

“O objetivo das CMGEs é dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto no município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados”, explica.

Entre os participantes desta primeira reunião estavam o vice-prefeito, Pedro Barp Rodrigues, a secretária de Administração, Ana Rúbia Prestes Cesconetto, a delegada da Polícia Civil da comarca de Lauro Müller, Juliana Oss Dallagnol Menezes, o vereador Anderson Antonio Bez Batti, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Benedet, além de outras lideranças.