Lauro Müller sedia encontro dos Conselheiros Tutelares da Região Carbonífera

O município de Lauro Müller sediou nesta último semana um encontro dos Conselhos Tutelares que pertencem aos municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Amrec.

No encontro foram tratados diversos assuntos referentes às necessidades particulares de cada Conselho, além da troca de experiências e um debate sobre o sistema SIPIA.

Essas reuniões acontecem mensalmente e são sediadas uma em cada município da região.

A reunião foi considerada produtiva pelas conselheiras de Lauro Müller, Carolina Locatelli, Jesiane Vieira e Jucimara de Medeiros. Também participou do encontro a presidente da Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares – ACCT, Margarida Delfino, além de lideranças locais, como a secretária de Administração de Lauro Müller, Ana Rúbia Prestes Cesconetto e a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Rosimeri Cândido.

O que é o SIPIA

SIPIA é um sistema que deve ser alimentado diariamente com os casos que o Conselho Tutelar atende e a partir desses dados temos o que chamamos de “demanda”, ou seja, um panorama da situação da criança e do adolescente em cada município. A partir daí, pode-se traçar ações, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente para prevenir e também atender necessidades que diminuam a incidência de casos de violação de direitos.

O sistema SIPIA também favorece a integração de todos os municípios já que proporciona o acesso dos dados em nível nacional. Trata-se de uma importante ferramenta que otimizará os trabalhos dos Conselhos Tutelares, pois facilita a informação correta e rápida, fundamental para os encaminhamentos de cada caso.