Governo de Lauro Müller incentiva instalação de aviários

A Prefeitura de Lauro Müller está oferecendo incentivos aos produtores para a instalação de aviários, visando à diversificação agrícola com rentabilidade no meio rural, dentro de um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com as empresas Agrovêneto de Nova Veneza, Cargill de Seara e Avícola Catarinense de Lauro Müller.

O município vem executando obras de terraplanagens, mediante projetos e investindo na melhoria de estradas, garantindo o acesso de assistência e transporte de produção.

Sete aviários estão em fase de conclusão, que somados a outros 78 já em atividade e outros 21 projetados, somam 106 grandes aviários.

Os galpões de 150 x 14 metros terão capacidade para 30.000 frangos cada, com seis retiradas, somando 180 mil frangos ano.

A produção de frangos em Lauro Müller em 2009 foi de 14,4 mil toneladas, enquanto a produção de ovos atingiu 23,4 milhões de unidades. Há uma estimativa para 2010 de 20% de acréscimo em ambas as atividades.

O secretário de Agricultura Paulo César Antunes que esteve vistoriando as construções de aviários acredita no desenvolvimento do setor influenciando no aumento de receitas do município e gerando empregos até mesmo para a construção civil. "A avicultura é uma nova alternativa para Lauro Müller, um município que viveu até hoje, essencialmente em função do carvão mineral. Os produtores contam com a garantia de comercialização da produção pelas empresas integradas o que é bom", avalia o secretário.