Passeata educativa marca Dia Mundial Sem Tabaco em Lauro Müller

Cerca de 100 pessoas, entre profissionais da saúde, alunos e representantes de instituições do município, participaram na manhã desta terça-feira (28) de uma passeata, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller, em prol da campanha pelo Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.

Com cartazes, faixas e fantasias alertando as pessoas sobre os malefícios que o cigarro gera aos fumantes passivos e conscientes, o grupo saiu defronte a Escola Municipal Hilário Pescador e percorreu algumas ruas da cidade até chegarem ao Centro, na Praça Henrique Lage.

"Proibir o patrocínio, promoção e publicidade do tabaco", este foi o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para a campanha deste ano de 2013.

De acordo com a coordenadora do Programa de Tabagismo no município, psicóloga Daiane Querino, o objetivo da passeata foi chamar a atenção das pessoas sobre os problemas causados pelo fumo e também estimular a reflexão em torno das leis de regulamentação do produto, da propaganda e do consumo do tabaco. "Além de chamar a atenção de toda população, essa conscientização desde cedo com os estudantes é muito importante, pois serve como alerta sobre os perigos que o cigarro pode trazer para a vida de quem fuma", destacou a coordenadora.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, o hábito de fumar é responsável por 95% dos diagnósticos de câncer do pulmão.