Governo de Lauro Müller organiza mutirão para limpeza da Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro, localizada no município de Lauro Müller, considerada um dos principais pontos turísticos da região Sul e conhecida mundialmente, vai receber nos dias 30 e 31 de agosto um mutirão, que certamente ficará marcado na história do município.

A ação, idealizada pelo prefeito Fabrício Kusmin Alves, consiste em realizar uma limpeza geral do patrimônio, que recentemente foi eleito por um site espanhol como sendo a estrada mais espetacular do mundo. Nestes dois dias, máquinas caminhões e colaboradores do município farão a limpeza dos cerca de dez quilômetros da estrada, que está dentro do Eco Museu Serra do Rio do Rastro, criado recentemente pelo Governo Municipal e que preserva uma área de mais de seis mil hectares.

"Queremos buscar também o apoio de empresas e entidades para que colaborem com esta ideia, ajudando-nos a fazer a limpeza para deixar ainda mais linda a nossa Serra do Rio do Rastro", disse o prefeito Fabrício.

Como a estrada da serra faz parte da rodovia SC-390, a obrigação pela conservação do local é do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, que por meio de convênio entre o Governo do Estado e o município, repassava um valor financeiro para realização dos serviços. Porém, até agora nada foi feito. O prefeito, em conversa com lideranças do Governo do Estado, foi informado sobre a dificuldade em renovar este convênio no momento.

Diante disso, em reunião realizada com secretários e assessores de governo na última semana, o prefeito decidiu mobilizar toda equipe para limpar o trecho. "Em momento algum havíamos esquecido da serra. Estávamos trabalhando para renovar o convênio e como não foi possível, agora resolvemos arregaçar as mangas e fazer o serviço. Afinal, o que não podemos deixar é o mato tomar conta de um dos maiores patrimônios de nosso município", informou o prefeito.

A limpeza será dividida por trechos. E todos os colaboradores e voluntários serão divididos em equipes, que terão o apoio de máquinas, caminhões e outros equipamentos. "Pretendemos fazer uma limpeza completa. Desde juntar o lixo, até roçar as encostas e limpar os paredões", relatou Fabrício, acrescentando que novas reuniões deverão ser realizadas nos próximos dias para definir mais detalhes da operação.