Prefeita Saionara Bora e a procuradora do município Ana Melo viajam à Brasília

Na tarde desta quarta-feira (10), a prefeita, Saionara Bora e a procuradora do município, Ana Melo, participaram de uma audiência no ICMBio, para debater a jurisdição e limites do Parque Nacional de São Joaquim. Participaram também os Senadores Dário Berger e Esperidião Amin, as deputadas federais Ângela Amin e Carmen Zanotto, deputado estadual Volnei Weber, os prefeitos dos municípios de Orleans, Urubici, Bom Jardim da Serra e Grão- Pará e demais lideranças.

Um dos motivos da audiência foi o pedido de alteração da área limítrofe localizadas nas comunidades de Três Barras, Rio Hipólito, Rio Minador e Rio Julho, que fazem parte da jurisdição territorial de Orleans e pertencem ao perímetro do Parque Nacional de São Joaquim (1.119 hectares), o que inviabiliza a exploração do potencial turístico daquela região nas encostas da Serra Catarinense, prejudicando o crescimento e desenvolvimento econômico e até a realização de investimentos no município de Orleans. Além disso, tratou-se também da alteração de áreas que se encontram inseridas na jurisdição do Município de Grão Pará e que estaria inviabilizando o ecoturismo e agricultura familiar. Em contrapartida, os municípios ofertaram a inclusão de novas áreas como medida compensatória. Também foi pedida a exclusão do Eco Museu, localizado no município de Lauro Muller, do perímetro do Parque Nacional.

O Parque Nacional possui áreas nos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans, Grão Pará e Lauro Muller.

A prefeita Saionara Bora busca saber se realmente Lauro Müller ficará de fora dos limites do Parque Nacional, defendendo a área do Ecomuseu, para que os limites do parque não se sobreponham à área de Lauro Müller. “Os prejuízos, caso isso não aconteça, são de grande impacto para o município de Lauro Müller, que ficará com boa área dentro do referido parque, dificultando principalmente o fortalecimento dos setores da agricultura e turismo. Estamos defendendo com força total as áreas do município.”