Prefeitos da Amrec analisam propostas e projetos em Assembleia Geral

Projetos para angariar recursos do Governo Federal, apresentação de portfólio de produtos de madeira plástica e proposta de parceria em Gestão Cultural. Estes foram os principais assuntos abordados na Assembleia Geral de Prefeitos, realizada na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) nesta quinta-feira, 28, na sede da entidade. Participaram da reunião o presidente da Amrec e prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes; prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre; de Lauro Müller, Fabricio Kusmin Alves; a vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Scarpato e os representantes dos prefeitos de Criciúma e Morro da Fumaça, o contador Lucidio Feltrin e o diretor de Planejamento Leonardo Piazza, respectivamente. 

A reunião foi conduzida pelo diretor executivo da Amrec, Eno Steiner, que abriu os trabalhos informando sobre o curso de Formação de Pregoeiros, realizado na Amrec na última semana. Ele comentou sobre a participação maciça dos servidores das prefeituras, que mostraram interesse em se qualificar cada vez mais. Em seguida, a empresa Olivati Consultoria, por intermédio do representante Roberto Olivati, propôs a execução de projetos para angariar recursos do Governo Federal, nas áreas do esporte, cultura, turismo, agricultura e indústria. Olivati exemplificou falando sobre projetos pilotos de equoterapia, escola de montaria com corpo técnico capacitado para ensinar as atividades, jogos e terapias ocupacionais. "Podemos também formar uma cooperativa de produtores rurais de espécies nativas e recuperação ambiental", observou. Segundo ele, o Governo Federal financia projetos de recuperação ambiental para criação de turismo rural. 

Na ocasião, o gerente da GAIA Eco Desing, Sérgio Giongo, apresentou o portfólio de produtos de madeira plástica e tijolos ecológicos da empresa. "Trabalhamos com produtos sustentáveis, que podem movimentar aspectos sociais, econômicos e ambientais. O produto tem cem anos de durabilidade com manutenção zero", explicou Giongo. A gestora Cultural Rea Sílvia Barbosa propôs parceria para apresentar assessoria aos municípios na área de Gestão Cultural. Ela ainda entregou projeto em mãos para os prefeitos e os representantes presentes.

Ao final do encontro, a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec), Daníria da Rocha, explicou aos prefeitos as principais finalidades do consórcio. "O Cisamrec foi criado em 2010 para ajudar os municípios. Conseguimos negociar bastante a compra de tomografias, endoscopias, medicamentos e ainda prestamos assessoria", ressaltou. Segundo ela, o Cisamrec facilita a vida dos usuários e dos secretários de Saúde das prefeituras.