Entidades que integrarão o CMDCA de Lauro Müller são eleitas em assembleia

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Lauro Müller realizou na última semana uma assembleia para eleição das entidades que integrarão o CMDCA, biênio 2015/2017, no Auditório Dr° Francisco Xavier do Rego, no Paço Municipal. O encontro contou com a participação de autoridades municipais, dos conselheiros de direito da criança e do adolescente e de oito entidades que se inscreveram para participar da eleição.

Entre as entidades eleitas para representar a nova gestão CMDCA, está a Associação de Moradores do Distrito de Guatá; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Lauro Müller; Associação de Pais e Professores da Escola Educação Básica Walter Holthausen; Associação Feminina de Assistência Social; Associação Musical Santa Bárbara; e Grupo Escoteiro Serra do Rio do Rastro. A posse será realizada no dia 23 de fevereiro de 2016, às 8h30min, no Auditório da Prefeitura, durante a última reunião plenária da gestão CMDCA 2013/2015.

O evento iniciou com uma palestra proferida por Ronaldo Moreira, assessor que representou o deputado Serafim Venzon, fundador da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente, e por Mateus Rossi, captador de recursos para o Fundo para a Infância e Adolescência de Criciúma. “A palestra foi muito proveitosa, os profissionais trouxeram suas experiências, falaram sobre o controle social exercido pelo CMDCA, sobre organização das entidades da sociedade civil dentro do conselho e sobre o Fundo da Infância e Adolescência”, contou a psicóloga e presidente do CMDCA, Suzamara Vieira.

Ainda de acordo com Suzamara, os presentes no evento tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compreender a importância do fortalecimento da sociedade civil organizada como instancia de controle social e como potencializar o trabalho do CMDCA. “Este encontro marca o fortalecimento do CMDCA de Lauro Müller. Neste ano, o conselho trabalhou muito para estrutura-lo. Este fórum estava previsto na lei 1.855/2015, sendo assim, a aprovação desta legislação foi de suma importância para o fortalecimento da participação no controle social, voltado para a criança e o adolescente. Permitir que as entidades tenham este espaço para decidir a nova gestão é um ato democrático, dando transparência ao processo”.

O principal objetivo do CMDCA é assegurar a existência e a efetividade de políticas direcionadas à população infanto-juvenil, para que as crianças e adolescentes sejam reconhecidos e respeitados enquanto sujeitos de direitos e deveres e pessoas em condição especial de desenvolvimento. “Para isso, o CMDCA deve ser formado por pessoas de bem, que lutem com entusiasmo por melhorias para as crianças e adolescentes de nossa cidade”, explicou Suzamara.

As entidades não governamentais mantêm programas, projetos ou serviços de atendimento à criança e ao adolescente e também são entidades que têm por objetivo a defesa e promoção destes direitos ou dos direitos do cidadão de modo geral, que ficam localizadas em Lauro Müller. “A assembleia para eleição ocorreu de forma organizada. Tivemos a participação de 15 delegados representando as entidades e mais os conselheiros do CMDCA, que tiveram direito a voto. Diante disso, a eleição foi finalizada com apreciação da plenária”, contou.